O que é a Tabela FIPE?

No momento em toma a decisão de vender o carro, qual o preço que pretende pedir, qual será o valor que ele está valendo no mercado? E quanto está custando aquele que pretende comprar? É justamente para resolver questões como essas que existe a Tabela FIPE!

Entenda o que é a Tabela FIPE

Tabela FIPE foi criada para se ter parâmetros para negociar um veículo, ou, seja, é a tabela oficial onde consta o preço médio de cada carro dentro do mercado brasileiro, é atualizada mensalmente após pesquisas de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), na realidade serve apenas para orientar qual o valor mínimo de venda, e qual o valor máximo para o mesmo carro!

Claro que o proprietário estipula o preço que acha melhor para vender seu veículo, também é claro, que carros que tem o preço muito acima da média, compra quem quer, por isso, na hora de procurar por um carro X, vale o esforço de pesquisar muito, já que a maioria tem os preços parecidos, pois, a base é a mesma para todos, a Tabela FIPE, lembrando que cada região pode ter variação nos preços!

É importante ficar atento a Tabela FIPE para não comprar um carro que está com o preço mais elevado, pois dependendo da diferença, é possível, comprar o mesmo 1 ou 2 anos mais novo, portanto não se iluda, para não ficar no prejuízo!

fipe

Pode comprar um carro que está com valor acima da Tabela FIPE?

Usar a Tabela FIPE tem a vantagem de saber quanto pedir na venda e quanto vai pagar na compra de outro, e como tudo tem exceções, se está de olho num carro que sabe que está caro, vai valer a pena comprar se foi de 1 único dono, está com baixíssima quilometragem perto de outros que já viu, tem acessórios e rodas caros, o estado do carro está impecável, conhecido como carro de garagem, é, nesse caso, talvez compense pagar acima da tabela, mas, sem exageros, carro usado desvaloriza diariamente!

Seguro do carro X Tabela FIPE

É interessante frisar que a Tabela FIPE também interfere diretamente no valor do sinistro, ou seja, sabe o valor do seguro que paga anualmente para seu carro? Pois, é, no caso de ocorrer um sinistro geralmente conhecido como PT (perda total) como é chamado pelas seguradoras, o valor a receber da seguradora, será o valor que seu carro estava na Tabela FIPE no dia que houve o PT e não o valor que foi cotado quando comprou!

Entendeu a importância de saber o que é a Tabela FIPE? Então, é bom olhar todo mês para acompanhar quais modelos desvalorizam mais, isso, pode ajudar na próxima compra!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *